Há que admitir que tem bom aspecto! |
Nem sempre temos tempo para treinar, para ir ao ginásio, mas se há algo que consigamos controlar melhor e com alguma organização é a nossa alimentação. Quem me ensinou esta receita foi O Melhor PT do Mundo que acredita que um dia conseguirei um equilíbrio saudável ao ponto de gostar do meu corpo e de não me sentir privada de guloseimas (saudáveis).
O segredo, para ele (entre outras coisas, claro), são os snacks. Se estivermos munidas de coisas saudáveis, só com muito pouca motivação fazemos piores escolhas a nível alimentar. E realmente, estas barras enchem-me a barriga de coisas boas em vez de ir comer pastéis de nata ao bar ou de enfiar dois euros na vending machine para tirar Chips Ahoy (dei apetites a alguém só por ter dito o nome, não dei?). Lembrem-se que comer bolachas não compensa.
Irritou-me solenemente (amante da ordem como sou) que ele não me tivesse dado uma receita certa, mas consegui fazer a olho (depois de duas ou três tentativas em que ou fiquei com um folar para comer ou, então, próximo de um bocado de cola).
Ingredientes:
Aveia
Claras de Ovo (vendem-se em separado, escusamos de estar a massacrar ovos)
Frutos Secos a gosto.
Conselhos:
Nos frutos secos incluam passas, tâmaras ou alperces ou tudo junto de modo a não ficarem com uma papa seca para comer (blergh).
Podem usar o que quiserem mais, desde que gostem. Eu ponho pepitas de cacau, farinha de banana, açaí, sementes de chia. Vou variando conforme me apeteça e vá acertando nas receitas.
Como fazer:
- Aquecer o forno a 200 graus (eu ponho a 200, sei lá! Depende do tempo e da cozedura que quiserem dar!)
- Enquanto isso, triturar os frutos secos que queiram que estejam na barra, juntar aveia (a aveia deverá ser 70% do conteúdo).
- Acrescentar as claras de ovo de maneira a fazer de cola e de ficar minimamente maleável.
- Forrar uma travessa rectangular com papel vegetal, assegurar a mesma altura e espessura ao longo de toda a travessa.
- Levar ao forno.
- Esperar que esteja "seco", conforme vos pareça uma barra de cereais.
- Cortar em barras..
- Esperar que arrefeça.
- Guardar no frigorífico.
- Ir tirando consoante o apetite.
Foi assim que ele me passou a receita (mais ou menos), espero que consigam fazer eventualmente coisas que gostem e não se esqueçam que podem dar aos miúdos (depois de despistadas as devidas alergias alimentares, etc). Não sou nutricionista, por isso aconselho a que falem com alguém se quiserem fazer disto rotina alimentar deles ou algo do género.
Depois contem como correu :)
O Melhor PT do Mundo farta-se de partilhar coisas giras no instagram dele aqui.
O Melhor PT do Mundo farta-se de partilhar coisas giras no instagram dele aqui.
...............
Super simples e parece-me muito bem!
ResponderEliminarEish. Joana, obrigada! Acabaram de sair do forno as minhas ...depois de ver a receita no blog. Andava a ganhar coragem para experimentar as barritas mas ainda não tinha visto nenhuma receita que me parecesse tão fácil ( e sem mel ) e que tivesse um testemunho real. Ficaram lheindas e bouas! :D (sigo vos desde o primeiro dia, qual fã dos beatles, mas foi preciso uma receita de barritas para eu me manifestar ��)
ResponderEliminar